Primeiro mês
Geralmente, quando descobre a gravidez, a mulher já está com pelo menos 15 dias, muitas vezes um mês, de gestação. Assim que desconfiar, ligue para o seu médico e comece a seguir as dicas do segundo mês. (Ok. Fiz o exame um dia antes da data marcada pelo médico. Ansiedade, vc vê por aqui.)
Segundo mês
Terceiro mês
Sexto mês
- Está na hora de realizar o seu chá-de-bebê.
- Também já é o momento de fazer o curso de gestante.
- Comece a pensar na organização da casa no primeiro mês com o bebê. Responda a perguntas simples como: Quem vai cozinhar? Quem vai administrar a empregada? Quem vai fazer as compras? Quem vai levá-la às consultas com o pediatra?
- A decoração do quarto - cortinas, edredons, protetor de berço e trocador - merece sua atenção. Escolha cor, estilo e pesquise as opções.
- Se quiser, programe uma viagem para o próximo mês. É a última chance.
Antes de o bebê nascer, você já pode escolher o pediatra |
Sétimo mês
- Entre a 28ª e a 36ª semana, suas consultas médicas vão ocorrer a cada 15 dias. Reserve lugar na agenda.
- Converse com o seu médico se não está na hora de parar de dirigir. Isso varia muito de mulher para mulher. Algumas dirigem até o último dia, mas não é aconselhável.
- No final do mês, o enxoval deve estar pronto. Ou pelo menos faltando poucas peças e objetos.
- Entre em mais detalhes com o médico sobre os procedimentos que envolvem o parto
- A essa altura você já escolheu a maternidade, mas tenha uma segunda opção para eventuais imprevistos.
- Planeje - com calma, para não ficar ansiosa - como será seu esquema no futuro: você vai voltar a trabalhar? Se sim, quem ficará com o bebê? Você prefere contratar uma babá, promover a empregada atual ou deixar a criança em um berçário ou na casa de parentes? Não retornando ao trabalho, como será sua nova vida?
- Certifique-se de ter a cadeirinha de carro correta para recém-nascidos, o que vai garantir a segurança do bebê para sair da maternidade.
- Hora de fazer a última viagem se sua gravidez está indo bem, sem sinal de chance de parto prematuro. Até o sétimo mês, as companhias aéreas aceitam grávidas, desde que seja com a liberação por escrito do médico.
- Opte por um modelo de lembrancinhas de maternidade e enfeite de porta. Alguns, quando são encomendados, demoram para ficar prontos. Quando a escolha é comestível, é preciso verificar a data de validade.
- Se ainda não o fez, escolha o nome do bebê. Lógico que isso pode ser feito em qualquer momento, até na hora do parto. Mas resolver antes é uma decisão a menos para o final.
Oitavo mês
- A partir da 36ª semana, suas consultas médicas serão semanais.
- Lave as roupinhas do bebê.
- Deixe a mala da maternidade pronta. Assim, se o bebê nascer prematuro, não pegará você de surpresa.
- Compre as roupas que usará na maternidade.
- Separe algumas roupas para o pós-parto. Calcule que, ao voltar para casa, sua barriga estará equivalente ao quinto mês de gestação.
- Providencie sutiãs para amamentação.
- Vale a pena treinar o caminho da maternidade para, no dia, não ficar ansiosa com isso.
- Caso o bebê vá ficar na casa de parentes depois que sua licença-maternidade terminar, é bom que você verifique se não é preciso adaptar algum ambiente ou até comprar algum móvel.
- No final do mês, é aconselhável estar com o quarto do bebê concluído.
- A partir desse mês, trabalhe menos. Algumas mulheres antecipam isso, umas param de trabalhar, enquanto outras seguem a mesma rotina até o último dia. Respeite o seu ritmo.
Nono mês
- Dependendo de como está sua gravidez até aqui, as consultas médicas poderão ficar mais freqüentes.
- Descanse muito.
- Se der, escolha um pediatra e marque uma entrevista nesse mês para conhecê-lo e ter mais intimidade na primeira vez que levar o bebê lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário